quinta-feira, 16 de maio de 2019

# Fotógrafo Convidado do Mês de Maio : André Rodrigues

André Rodrigues
Formado em Engenharia Biologica em 2009 depressa descobri que o mundo real não é aquilo com que idealizamos durante a juventude e encontrei na fotografia o escape para um mundo só meu. Em 2018 terminei o curso profissional no IPCI (Porto) e estagiei no jornal Público, do qual me tornei colaborador em janeiro de 2019.

Do ponto de vista documental, interesso-me pelas tradições culturais que preservem a nossa identidade. Outrora extremamente vanguardista, com o passar dos anos começo a questionar-me se a nossa visão de sociedade não estará, cada vez mais, a uniformizar a maneira como nos vemos.

As fotografias que escolhi foram captadas em Janeiro de 2019 na tradição espanhola “Las Luminárias” decorre na noite de 16 de Janeiro na pequena localidade de San Bartolomé de Pinares, a cerca de 25 quilómetros de Ávila, Espanha. De acordo com a tradição, os animais (cavalos), que trabalharam durante o período agrícola, para se livrarem de quaisquer males e fossem purificados, saltam fogueiras alimentadas com giestas húmidas, recebendo assim o fumo purificador numa celebração que se pensa que tenha tido origem durante o século XVIII e que está intimamente ligado ao dia de Santo António (17 de Janeiro), padroeiro dos animais.