sábado, 3 de agosto de 2013

Fotógrafo Convidado do Mês Agosto: Gonçalo  Delgado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Gonçalo Delgado, nascido em Braga. Formado no (IPF) Instituto Português de Fotografia- Porto.

Fotojornalista da agência WAPA (Wide Angle Photographic Agency) desde 2007. Foi em 2012 um dos fotógrafos oficiais da Braga: Capital Europeia da Juventude e também colaborador da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Tem o seu trabalho publicado nos principais jornais e orgãos de comunicação social em Portugal, entre os quais se destacam Jornal Expresso, Jornal de Notícias, Agência Lusa, Público P3, A Bola, TVI, Sic Notícias, RTP, entre outros.
Colaborador da agência Corbis Images desde 2011
Em 2013 ficou classificado em 3º lugar na categoria Singles do Nikon International Photo Contest 2012-2013


 

Texto sobre o Sala 5
 
"Quem olha para eles a dormir a sesta, não adivinha os mundos que dali estão prestes a despertar. Mas conseguir desvendá-los é outra história, e uma que ninguém ainda conseguiu contar. Nas palavras da sua melhor amiga, que os acompanha cinco dias por semana desde nascença ou quase, “eu é que gostava de penetrar nestes mundos”, dizia. O seu olhar nostálgico, como o de um cientista que luta desalmadamente numa descoberta importante para o bem da humanidade, estando no entanto consciente que não terá a oportunidade de ver o mistério revelado durante a sua vida.

É impossível. Por muitas horas, dias ou até mesmo vidas que se passem ao lado deles, os momentos de mútua comunicação com quem encarna deficiências mentais severas, são escassos. "