terça-feira, 5 de junho de 2018

# Fotógrafo Convidado do Mês Junho :Diogo Batista












https://www.diogobaptista.com/trinus---a-visual-journey.html

“Trinus”é uma viagem sobre um conjunto de memórias registadas e a consequência da passagem do tempo. Um projeto com referências ao trabalho de Nobuyoshi Araki - “Sentimental Journey” - e sobre o facto de ir acumulando recordações com a câmara fotográfica, um diário visual. 
Sobre a forma de uma narração desconstruída e cronológicamente invertida, pretende dar ao espectador uma viagem pela sua própria interpretação. Não é pretendido evidenciar as personagens, mas sim locais e momentos ao longo do tempo. Um projeto pensado a cores também para enfatizar sensações, uma viagem cromática.

O projeto nasce sobre o processo de edição, para isso foi necessário uma recolha de imagens dos últimos 4 anos, onde procedi a uma seleção de momentos isolados que poderiam fazer parte da viagem. Divididos por momentos singulares de locais entre momentos positivos, negativos, de contraste ou união. O ritmo e leitura da narrativa está invertida para que a interpretação da viagem não seja tão óbvia. Contudo é mais evidente do fim para o inicio, mas isso é deixado para o leitor descobrir. Um diário de fotografias composto por 35 fotografias com o objetivo de fechar um capitulo.

BIO:
Diogo Baptista é um fotógrafo freelancer onde já colaborou com agências e orgãos de comunicação social como Lusa, NFactos, Público, Correio da Manhã e Global News. Foi colaborador da Corbis Images (UK) que lhe permitiu várias publicações internacionais e conta com trabalho publicado internacionalmente no The Guardian (UK); Daily Mail (UK); Rolling Stone (EUA); CBS (EUA); Irish Mirror (IE); entre outros.

É natural da cidade do Porto e trabalha maioritariamente na área do fotojornalismo e fotografia documental passando também por áreas comercias como a casamentos, arquitectura, eventos e projectos pessoais. Desenvolveu os seus estudos, inicialmente, na área do Design Gráfico e Produção Gráfica Digital e, posteriormente, em Fotografia. Actualmente frequenta a faculdade da ESMAD em Tecnologias de Comunicação Audiovisual e continua a desenvolver conhecimentos sobre fotografia, video e cinema.
Durante os dois últimos dois anos tem se dedicado também a viagens acompanhado pela sua carrinha (www.instagram.com/my_caravan_stories). Até ao momento já conta com mais de 15000km de estrada entre road trips e pequenos passeios que o levaram a lugares como o Gerês, Costa Nova, Costa Vicentina, Andorra e Pirineus, Costa Brava (ESP), Costa Dourada (ESP).