Gonçalo Peixoto, uma década de carreira: “Sou melhor empresário do que designer”
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
É tal e qual um speakeasy, mas aqui não se servem cocktails. Quem entra no showroom de Gonçalo Peixoto, no Porto, não adivinha o que se esconde atrás da porta camuflada na decoração. O criador guia-nos aos bastidores, onde, entre um emaranhado de cores e tecidos, uma costureira estende os moldes em cima da bancada e outra sorri a partir da máquina de costura. Está a trabalhar num corpete que irá desfilar na passerelle da ModaLisboa na noite deste sábado. São dez anos de carreira em menos de 30 de vida deste que é um dos mais populares designers de moda em Portugal. “É triste dizer-se isto aos 28 anos, mas sinto que, em Portugal, as coisas estão feitas. Não pode ficar maior do que isto e temos de seguir um rumo internacional”, diz.
Inês Duarte de Freitas (Texto)
sábado, 4 de outubro de 2025
Porto: o fabuloso destino do Bonfim Já foi sinónimo de industrialização urbana; morada de brasileiros de torna-viagem, com os seus palacetes; eleito um dos bairros mais cool do mundo.
Eis o Bonfim, num circuito cheio de novidades.
Com forte veia artística, grande concentração de ateliês, galerias, bares e outros projectos palpitantes, atrai um turismo de nicho, mas quem faz vida lá ainda se conhece pelo nome. Estamos no Bonfim, freguesia com “uma série de contornos interessantíssimos, que a torna quase única na cidade”, define César Santos Silva, investigador de temas ligados à História do Porto, com vários livros publicados e outro a caminho, sobre as quintas da cidade. A propósito, “tudo ali eram quintas” que se foram urbanizando. O próprio Cemitério do Prado do Repouso surgiu no lugar da antiga Quinta do Prado do Bispo.
Carina Fonseca (texto)
Assinar:
Postagens (Atom)