quinta-feira, 18 de abril de 2019

#Fotógrafo Convidado do Mês de Abril : Duarte Silva #

Nesta recolha de imagens mostro algumas das inquietações, que como fotógrafo me têm provocado a necessidade de documentar. Apresento assim imagens de projectos pessoais e também comerciais dentro do trabalho fotográfico que tenho vindo a desenvolver.

 As primeiras imagens documentam algumas religiões minoritárias no Porto, a religião muçulmana, sikh e ortodoxa. Nelas encontramos não aquilo que as distingue, mas aquilo que as une: a procura de um deus, de uma unidade com o mundo físico e espiritual.

 As imagens seguintes foram obtidas em Macau, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, onde a solidão impera na noite.

Finalmente nas últimas imagens, resultado de trabalhos comerciais, abordo as artes cénicas (neste caso FITEI), área que tem vindo a receber cada vez menos apoio estatal e que, portanto, lutam pela sobrevivência; e um projecto de arquitectos Portuenses chamado passeios do piorio, que nos mostra um Porto genuíno, esquecido, ameaçado, provocando o questionamento sobre os espaços, as cidades, o capitalismo, o turismo, a globalização e a potencial perda daquilo que nos faz únicos.













Duarte Silva nasceu em 1977 no Funchal. A nível profissional optou inicialmente pelo percurso na Psicologia Clínica, área na qual se licenciou em 2000, na Universidade de Coimbra. Em 2011 inicia o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia, no Porto. Está a finalizar o Mestrado em Som e Imagem – especialização em Cinema e Audiovisual na Escola das Artes da UCP. Em 2017 venceu o prémio Melhor Realizador Português com o filme Vigília no Festival Inshadow. Desde 2012 trabalha como freelancer em fotografia e vídeo e é formador na área da fotografia e vídeo em várias entidades formadoras.