segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

# Fotógrafo Convidado do Mês de Janeiro : Bruno Silva

Há trabalhos incríveis sobre grandes rios, porque não fazer um trabalho sobre um rio polémico que tem cerca de 10km, na sua maioria tem 2 metros de largura e meio metro de profundidade?
Este trabalho surgiu no âmbito de uma bolsa de fotografia documental Manifesto/I.P.C.I que recebi em 2017.
 Rio Tinto é um pequeno curso de água com cerca de 10km que nasce em Ermesinde e tem como sua foz o rio Douro. Durante séculos o rio forneceu água às populações que viviam nas margens e às dezenas de moinhos que permaneceram activos até ao final ‘60. Nas últimas décadas, devido à expansão urbanística, parte do rio foi entubado e vários crimes ecológicos fizeram do Rio Tinto um dos rios mais poluídos da zona norte do país. Actualmente, o rio tinto está a sofrer uma reestruturação profunda. A transformação irá mudar o rio e a vida nas margens para sempre.
Tendo em conta as limitações do território, tentei de alguma forma passar por entre as obras e fazer um trabalho quase que de fragmentos, à imagem do que se estava a passar nas margens do rio. Nunca foi o meu objectivo fotografar o rio - sendo esse o que permaneceria inalterável. O objectivo foi tentar trazer o rio para o trabalho. Para isso, e de forma a complementar o trabalho, ao longo do percurso do rio, recolhi objectos (entre o orgânico e material) e digitalizei de forma a dar alguma elevação estética a algo que vemos diariamente mas que nunca dedicamos a devida atenção. Tentei também trazer a questão ecológica para o trabalho. Dessa forma usei a água poluída do rio para revelar a própria película que fotografei. Desmantelamento de um rio é um trabalho sobre um percurso de um rio, da sua memória mas que acaba por ser um trabalho sobre a própria fotografia como meio.
Bruno Silva, 1983 Utiliza a fotografia como veículo narrativo em projectos na área do documental. Em 2017 recebeu a Bolsa Emergente Fotografia Documental Manifesto/I.P.C.I que lhe permitiu frequentar o Master em Fotografia Artística no I.P.C.I. Em 2018 fez parte da programação do Festival Encontros da Imagem Braga 2018 e com “Desmantelamento de um Rio” foi o vencedor da Bolsa Estação Imagem Coimbra 2018.