sexta-feira, 1 de abril de 2016

#Fotógrafo Convidado do Mês Abril: Luís Víeira













Escolher uma dúzia de fotos que ilustrem o que andamos a fazer nos últimos 18 anos é uma tarefa tão ingrata como responder de qual dos filhos gostamos mais. No desporto a missão repete-se diariamente: conseguir o fotograma que resuma o jogo, a emoção da vitória ou o desalento da derrota. Vive-se no fio da navalha, sem segundas oportunidades, alheio ao ruído da multidão e focado apenas nesse propósito. O segredo é tornar a pressão num aliado que motive e não num inimigo que desconcentre. Continuo a acreditar que uma máquina fotográfica é das melhores coisas que posso colocar entre mim e os outros. Prefiro (sempre que tal é possível) manter alguma distância para manter inalterado o comportamento de quem fotografo. Mas às vezes é preciso chegar mais perto e essa é também uma oportunidade para conhecer melhor quem se fotografa. Para além do futebol, nos últimos 3 anos tenho-me aventurado na fotografia de artes de palco, um admirável mundo novo que me expandiu as fronteiras da criatividade e me libertou dos deadlines dos jornais. A fotografia será sempre um mundo de aventuras onde me perco e me encontro, uma e outra vez.