
Alentejo, 1986

Semana de campo enquanto cumpria o Serviço Militar Obrigatório, 1990

15 dias na Colonia Balnear "O Seculo", 1999

“ Os velhos do iodo” Praia da Parede, 2001

Projeto “Paredes com vida”, 2005




“Ser mãe entre muros”, 2010



Projeto www.12.12.12.pt em curso

É para mim uma grande dificuldade ao fim de 20 anos de fotografias estar a escolher as 12 que mais me marcaram, por isso decidi escolher aquelas que ainda me marcam.
Desde 1986 que fotografo com alguma regularidade e acima de tudo que fotografo para mim, porque me da imenso prazer, por isso esta escolha recai em fotografias resultantes de reportagens que fiz por minha livre vontade sem o pretexto de publicar, valem o que valem, não tenho como objetivo que fiquem espantados ao velas, mas sim que percebam que a grande riqueza fotográfica é quando trabalhamos para nós.
Gosto de fotografar o que a rua me dá, gosto de compor dentro do retângulo que a máquina me reserva, gosto de não ser um incómodo para quem esta do outro lado, gosto de sair de um trabalho com a consciência de que respeitei quem está do outro lado.
Costumo dizer que “a fotografia é o tempo que lhe dedicamos” até agora já contribui com 26 a dos meus 41 anos, por isso já está entranhada.
José Carlos Carvalho
Nasceu em Luanda, 1970. Com o curso de fotografia do Ar. Co, iniciou a sua carreira na imprensa regional, sendo posteriormente convidado para ingressar no Correio da Manhã. Foi repórter fotográfico e editor de fotografia no Diário de Notícias, de onde saiu para a revista Visão. Atualmente, leciona no Instituto Português de Fotografia e no Instituto Politécnico de Tomar. Vencedor de vários prémios de fotografia, já realizou várias exposições individuais e coletivas.