sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Inesquecível Emília
Estabelecimento Prisional de StªSanta Cruz Bispo
Matosinho,02 Fevereiro 2012
Fotos:Paulo Pimenta
01
02
03
04
05
06
07
Inesquecível Emília é uma peça de teatro que junta 15 mulheres do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
As cartas que gostariam de receber na prisão é o ponto de partida desta peça que estreia no Dia dos Namorados e repete nos dois dias seguintes, sempre às 21h00.
As cartas falam de amor e o palco transforma-se num cabaret pela mão da PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, do Porto.
Cartas:
“Não existe passado nem presente sem ti e as recordações parecem insuficientes para encher os meus dias de alegria e esperança. Mas é tudo o que eu tenho neste momento. A minha vida é a tua vida e toda ela te pertence… Teu amor”.
“Por que é que quiseste crescer tão rápido e nunca me ouviste? Tentei dar-te a melhor educação e avisar-te dos perigos e enganos desta vida, mas tudo o que eu te dizia entrava por um ouvido e saía por outro (…). Quero transmitir-te muita força, coragem e paciência. E sobretudo o meu amor. O meu amor de mãe que nunca se desvaneceu e que te vai continuar a apoiar e a lutar pela tua liberdade. És e sempre serás a minha menina”.
“Sou o teu anjo da guarda. Apesar de não te recordares bem de mim, eu sei que vivo dentro do teu coração. Mas eu lembro-me tão bem de ti… Tinhas poucos meses e eu adorava-te. Todos os dias, depois de acordar, corria para a cama dos pais para estar contigo”.
“Minha querida mamã, não quero que fiques triste porque vais sair daí e vamos voltar a ser felizes. Fazes-me muita falta e vai ser sempre a melhor mãe do mundo!”.
Sara Dias Oliveira