segunda-feira, 30 de junho de 2025

 

O último “recolector” de cartão do Porto inspirou artistas a mostrar que nada é lixo Manuel recolhe cartão nas ruas do Porto.

 É “o último” resistente de um ofício cuja memória o MIRA Galerias quis guardar. Do cartão – conforto para sem-abrigo ou apoio em manifs – fez-se uma exposição. O último “recolector” de cartão do Porto inspirou artistas a mostrar que nada é lixo passagem do homem na Rua de Miraflor não permite acertar o relógio de forma exacta, mas anda lá perto. Quem o diz é Manuela Matos Monteiro, capaz de se orientar pelo passo acelerado do vizinho a empurrar o seu carrinho de mão onde carrega uma gigante caixa de cartão: “Quando o senhor Manuel passa são nove e meia, dez horas…” É o início da rota, repetida ao fim da tarde e todos os dias da semana, “faça chuva ou faça sol”. Manuel Silva sai do seu armazém, a duas portas do MIRA Galerias, e percorre várias lojas nas freguesias de Campanhã e do Bonfim, no Porto, para recolher cartão. Acarta, dobra, empilha. Junta fardos que ultrapassam os 100 quilos. Depois vende o cartão a uma empresa que exporta para a China.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

 

Um solo para Olga Roriz descobrir o que pode hoje o corpo Mais de uma década depois, a coreógrafa volta, aos 70 anos, a ser também bailarina num solo. Ao longo de vários meses, o Ípsilon acompanhou o processo de criação de O Salvado.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

 

O Porto encheu-se de luzes e alegria em honra do São João Não faltaram sardinhas, nem balões e o espectáculo de pirotecnia encheu as medidas.

 Até a chuva fez questão de marcar presença para celebrar o São João. Milhares encheram as ruas do Porto de alegria e marteladas. A festa mais popular da cidade fez-se de risos, música, danças e animação. Noite dentro. 

sábado, 21 de junho de 2025

 

Do Mediterrâneo ao Atlântico, o diário de bordo de um cruzeiro que “compensa mais que o Algarve”

 Num dia visita-se Marselha, noutro acorda-se em Málaga. O MSC Musica leva-nos das ondas suaves do Mediterrâneo até ao agitado Atlântico. Entre um e outro, há um mundo para descobrir em alto-mar.
Texto:Marta Leite Ferreira