terça-feira, 31 de janeiro de 2012

# Fotográfo convidado do mês Fevereiro Valter Vinagre #

_Raquel_ Funchal
Raquel Funchal

Braga
Braga

Carolina
Carolina

Casa abrigo
Casa Abrigo

Clara Branca, Loulé
Clara Branca, Loulé

Desenho de crianças, Casa abrigo
Desenho de crianças, Casa abrigo

Liliana, Lourinhã
Liliana, Lourinhã

Luisa, Cascais
Luisa, Cascais

Lurdes, Casa abrigo, Funchal
Lurdes, Casa abrigo, Funchal

Maria de Fátima, assassina a 27 de Fevereiro 2010
Maria de Fátima, assassinada a 27 de Fevereiro 2010

Olha, 5 de Fevereiro 2010 Ilha S.Miguel Açores
Olha, 5 de Fevereiro 2010 Ilha S.Miguel Açores

Póvoa de S.Martinho do Bispo, Coimbra
Póvoa de S.Martinho do Bispo, Coimbra

Em 2010 registaram-se 43 mortes por
violência doméstica em Portugal.



Antes da vida seguinte



Como fotografar o silêncio? Como fotografar o invisível ou o velado? Desde que há fotografia – melhor seria dizer, desde que há imagem - que o problema se põe. Seja porque o que está em causa são conceitos e não realidades tangíveis, seja porque essas realidades se furtam absolutamente ao olhar da câmara.
A violência doméstica, entendida como fenómeno alargado, é um destes casos. É omnipresente em todas as sociedades, mas invisível. É ilegal (é mesmo um crime público) na nossa, mas resistente à sanção social e à lei.
O que é novo na modernidade não é a violência, mas, por um lado a natureza dessa violência e, por outro, o modo como a vemos e a enquadramos entre o espaço público e privado.
O seu território, o seu capital de impunidade é precisamente esse círculo fechado que constitui a privacidade, que deixa à porta o Estado, as leis, a urbanidade exigível aos comportamentos...

During 2010, a total of 43 domestic violence murders
were registered in Portugal
Before next life

How do you photograph silence? How do you photograph what is invisible or veiled? This is a problem since photography exists – indeed, since image exists. Whether because concepts, rather than tangible realities, are at stake, or because such realities are totally hidden from the eye of the camera.
Domestic violence, understood as a broad phe- nomenon, is one such case. It is omnipresent in every society, albeit invisible. It is illegal (indeed, it is a crime prosecuted ex officio) in our own society, but it resists social and legal sanctions.
Violence is not new in modern life: what is new is the nature of such violence, on the one hand and, on the other hand, the way we see it and frame it between the public and private domains. Its territory, its capital of impunity, is pre- cisely the closed circle of privacy, which leaves outside the State, the laws and the civility re- quired in human behaviour...

Celso Martins, in OLHA, fotografias de Valter Vinagre.ed.APAV, Lisboa,Outubro de 2011