segunda-feira, 6 de abril de 2020

# Fotografo Convidado do Mês Abril : Claudio Vítor Vaz #

Nasci em Santos, uma cidade banhada pelo Atlântico, no Estado de São Paulo, Brasil, e sou cidadão português. Dos meus 41 anos de vida, 16 deles dediquei-me a estudar, trabalhar e viver a fotografia. Minha relação com esta arte começou na adolescência, ao visitar cidades brasileiras e da América do Sul, com rolos de filme dentro de um mochilão. Gostava de fotografar gentes e escrever suas histórias, no jornal de minha cidade. Naquela época, andava num secundário técnico em informática, de onde parti para uma experiência numa faculdade de Direito. Mas foi durante um curso de inglês em Londres que decidi me matricular num curso de fotografia. Ali, descobri que aquele gosto por contar histórias com imagens era uma profissão: o Fotojornalismo. Não voltei mais ao Brasil. Decidi aprender Jornalismo em Portugal e viver a primeira década dos anos 2000 ganhando a vida entre estradas, bancos de faculdade e uma casinha abandonada na alta de Coimbra. Na cidade dos estudantes trabalhei no jornal universitário A Cabra   e consegui apoio da pró-Reitoria para cultura da universidade de Coimbra para projetos fotojornalísticos em países lusófonos. Aos poucos construía um portfólio. Continuei a abraçar todas as hipóteses de intercâmbios e estágios em fotografia até parar na China, Indonésia e Timor-Leste. De volta a Portugal, terminei a licenciatura, entrei no mestrado em Comunicação, e fiz mais dois intercâmbios em fotografia. Já com os diplomas em mãos e de passagem pelo Brasil, fui convidado a trabalhar numa redação, na minha cidade natal. No jornalismo diário, exerci o fotojornalismo, escrevi reportagens para o caderno de turismo e criei o primeiro departamento multimídia do periódico, como editor de vídeo. Na redação, conheci minha companheira e mãe de minha filha, até voltar a ser freelancer, paralelamente ao trabalho de professor de Fotografia e Jornalismo no ensino superior de Santos.