segunda-feira, 11 de novembro de 2019

#O Fotógrafo Convidado do Mês de Novembro : Adriano Pimenta

Adriano Pimenta, arquiteto pela FAUP em 1994, nasce no Porto em 1968. De 1997 a 2007, trabalha no escritório do Arquiteto Souto de Moura e, em 2007, funda o seu escritório Adriano Pimenta Arquitetos. Em 2013 muda-se para Riade, Arabia Saudita, onde trabalha como Consultor para o Metro de Riade até 2017.
 A fotografia esteve sempre presente. Publica em várias revistas, expõe em diferentes países e é premiado em vários concursos, nomeadamente o 1º Prêmio na 6ª Edição do Art Jameel Photography Award (AJPA) em 2015, concurso que engloba todos os Países do Médio Oriente e em 2018 é Menção Honrosa do prémio de fotografia FNAC. Em 2019 é Bolsista Emergente do Master em Fotografia Documental do IPCI no Porto, master que frequenta presentemente.

 Estas fotografias foram tiradas no último ano, de Julho de 2018 até Outubro de 2019, e fazem parte de uma coleção de espaços percorridos sem destino. Nesta série de 12 fotografias não interessa o local, mas a relação estabelecida entre os diferentes espaços. Sentindo-me estranho nos sítios onde me encontro, procuro as esquinas de espaços vazios.
Nunca sei que tipos de foto quero registar. E, no entanto, o que me atrai é uma certa ausência de vida, o que fica depois de estarmos, o que está atrás das coisas e das pessoas. No processo de trabalho ao longo dos anos, quer como Arquiteto quer como Fotógrafo, uso sempre o mesmo método. Olhar sozinho e olhar sempre o sozinho. Nem tudo fica e nem tudo é assimilado, mas olhar faz-nos pensar na ilusão e refletir que utopias poderiam ser (im)possíveis.