sexta-feira, 1 de maio de 2015
# Fotógrafo Convidado do Mês de Maio : José Sarmento Matos #
Chasing London.
Pessoas de todo mundo emigram para Londres em busca de uma vida melhor. No entanto, o custo de vida, as rendas elevadas e baixos salários faz com que muitas das famílias encontrem bastantes dificuldades.
Isabel, originalmente do Equador, emigrou para Londres em Janeiro de 2014. Depois de se divorciar e de ser vítima de violência doméstica, fugiu de Espanha com os seus dois filhos, Miguel (13) e Korema (14), para começar uma vida nova.
Para Isabel a sua vida em Londres “tem sido dos momentos mais difíceis da minha vida.” Ela tem tido dificuldade em conseguir pagar as suas despesas e alugar um apartamento para a família. Os senhorios recusam-se a alugar um quarto para ela e os seus filhos. Trabalhar em costura e limpeza não chega para pagar a renda de um apartamento. Eles tem vivido em vários quartos, “hospedados” por Latino-Americanos. Desde Janeiro de 2014 já viveram em 6 apartamentos diferentes.
José Sarmento Matos é um foto-jornalista português que vive neste momento entre Londres e Lisboa.
O seu trabalho já foi exposto internacionalmente, em cidades como Londres, Oslo, Birmingham e Berlim. Em 2015 foi um dos 30 vencedores do prémio, da prestigiada agência francesa Magnum Photos, 30 Under 30.
Começou por estudar em 2007 Comunicação Social em Lisboa e depois de viver na Austrália e Suíça, em 2013 estagiou no jornal Público.
Em Dezembro de 2014 terminou o seu mestrado na London College of Communication em fotojornalismo e Fotografia documental.
Também em 2014 desenvolveu 3 projectos, Turning the Page (o Virar da Página), projecto feito em pareceria com a APAV que será exposto este ano em Portugal. Chasing London, projecto premiado pelo Financial Times. E o Project Sea Change, projecto colectivo sobre a juventude Europeia.
Jocelyn Bain Hogg, fotógrafo da agência VII, e director do Sea Change, convidou o fotógrafo Português para documentar a realidade jovem em Portugal para o livro publicado em Janeiro de 2015. Fazem também parte do projecto outros nomes como Pep Bonet, Donald Weber e Benedicte Kurzen.