terça-feira, 24 de setembro de 2019

Em Synectikos cabem todas as artes e línguas. E não há espaço para a exclusão

 No espectáculo Synectikos cabem todas as disciplinas artísticas e várias nacionalidades num palco que se abre à diversidade e à inclusão. Na mais recente criação da Lisarco, a companhia espanhola apresenta um espectáculo de música e dança feito por um grupo de artistas composto por alguns bailarinos com Síndrome de Down. Em estreia nacional nesta sexta-feira no Teatro Carlos Alberto, parte do programa do festival Mexe 2019, este espectáculo é uma janela de possibilidades para quebrar preconceitos que não deviam ter espaço no mundo das artes ou noutro universo qualquer.
 Ver o trabalho completo no Jornal Público
https://www.publico.pt/2019/09/20/fotogaleria/colectivo-397301
Num palco vazio dois corpos exploram o espaço que acabam de ocupar com uma coreografia feita de movimentos entre a dança contemporânea europeia e a dança tradicional africana. Servem as silhuetas dos dois intervenientes de guia para uma acção desenhada para ser magnética. Esta narrativa é construída por dois bailarinos para o espectáculo de dança Empty the Space, do colectivo Kuenda Productions, do Uganda, em estreia nacional, nesta quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no âmbito do festival Mexe 2019.
Ver o trabalho completo no Jornal Público
https://www.publico.pt/2019/09/20/culturaipsilon/fotogaleria/palco-vazio-ocupado-coreografia-uganda-397286

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Fugas

REPORTAGEM PASSEIOS

Nos passos de Aquilino: Terras do Demo, uma geografia sentimental feita território literário.
 Entre as serras da Nave e da Lapa, entre rios e ribeiros, nasceu da pena de Aquilino Ribeiro Terras do Demo, que de título de livro passou a designar todo um território. “São-no de facto?”, haveria de reflectir. “Suponho que sim, tanto pelo agreste do meio como pela vitalidade furiosa dos seus habitantes.” No centenário da obra, visitamos a região. Andreia Marques Pereira (Texto) e Paulo Pimenta (Fotografia)
Ver o trabalho completo na Fugas Jornal Público
https://www.publico.pt/2019/08/17/fugas/reportagem/passeio-terras-demo-aquilino-ribeiro-1883185

domingo, 8 de setembro de 2019

O “marajá” português que dá o que recebe da Índia Primeiro foi a fotografia, depois chegou a Índia. Duas paixões, muitas viagens intercontinentais, uma “segunda casa”, “segundas famílias”. Agora, Hugo Lima lidera viagens fotográficas que ajudam a promover projectos sociais no país que, atrevemo-nos a dizer, lhe mudou a vida. 
Andreia Marques Pereira (Texto) e Paulo Pimenta (Fotos)
 Ver o trabalho completo no Suplemento Fugas Jornal Público
https://www.publico.pt/2019/09/07/fugas/perfil/maraja-portugues-recebe-india-1885233

FOTOGALERIA
 À sombra das tílias, a despedida do Verão na Feira do Livro do Porto
 Ver o trabalho completo no Jornal Público
https://www.publico.pt/2019/09/08/culturaipsilon/fotogaleria/feira-livro-porto-396921