Porto, 26 Setembro 2014
Fotos:Paulo Pimenta











Ver o trabalho completo com texto d eLuísa Pinto no Público onlinehttp://www.publico.pt/multimedia/fotogaleria/mercado-do-bolhao-339275#/19






















Ver o trabalho completo no Público online
Enquanto jornalista de rádio, e ainda quando não ousava olhar-me como fotógrafo, muito me surpreenderam os incentivos que recebi para propor uma exposição ao Centro Português de Fotografia. Mais ainda, depois, a atenção que mereceu e os elogios vindos de quem vive a fotografia há muitas décadas, e dispensa apresentações, como o Eduardo Gajeiro, o Manuel Roberto e o Paulo Pimenta. Incentivaram sem paternalismos e com a simplicidade de quem é grande. Aceitei, por isso, este desafio do Paulo. Concordei, com orgulho, publicar aqui doze fotografias da minha exposição "o Porto à janela". Como disse, na altura: "A minha ideia foi guardar o Porto conforme o vi a partir de diferentes janelas. Nuns casos há um vidro que está mais sujo do que noutros, tem estilhaços, está picotado ou, simplesmente, escorrido pelo tempo" (...) "contei com a ajuda de muitos desconhecidos a quem, literalmente, bati à porta e pedi para fotografar o Porto a partir da sua janela. Guardarei, para sempre, a vista de cada uma dessas pessoas.
Pedro Mesquita
- Já estamos atrasados,
diz ele quando ainda faltam duas, três, quatro, cinco horas para o que quer que só vai acontecer se nós estivermos lá (porque, mais do que ver acontecer, eles, os fotojornalistas, fazem acontecer). E então ele vai à frente, as coisas de facto acontecem, e de facto nós chegamos atrasados. Nisso de ir à frente, de chegar sempre antes (demasiado antes, para quem tem de ir com ele), ninguém é o Paulo Pimenta a não ser o próprio Paulo Pimenta. Ele lá sabe: depois vê coisas que mais ninguém vê, e azar o nosso. A partir de agora, essas coisas estão aqui: as coisas que ele faz quando anda a trabalhar antes dos outros, tipo diário do fotojornalista que fotografava de mais. O que é dele é nosso, e também é dos outros: uma vez por mês, outro fotojornalista virá aqui mostrar o que viu na rua. Vamos a isso, Pimenta. Já estamos atrasados.
Inês Nadaís
Jornalista do Jornal Público