quarta-feira, 28 de abril de 2010

# Greve #

Porto, 27 Abril 2010
Fotos:Paulo Pimenta
#PP_Greve_05
#PP_Greve_06
#PP_Greve_07
Greve dos transportes no Porto

# Na Cave #

Colecção Berardo abre museu subterrâneo na Bairrada
Sangalhos,23 Abril 2010
Fotos:Paulo Pimenta
#PP_MUSEU_07
#PP_MUSEU_10
#PP_MUSEU_11
O quarto museu da Colecção Berardo foi inaugurado em Sangalhos, com sete colecções de arte diferentes

sexta-feira, 23 de abril de 2010

# Acidente na A29 #

Vila Nova de Gaia, 23 Abril 2010
Fotos:Paulo Pimenta
#PP_ACIDENTE_03
#PP_ACIDENTE_02

#Lugares Comuns:Novas Linhas com que se cose o Porto

“Afinal havia Metro, e eu sem nada saber, sorria…”, podemos trautear bem ao jeito pimba, se nos detivermos na parte final da Avenida da Boavista e já bem perto da rotunda. Que fazem estas linhas metálicas no solo? Já são para o Metro? Perguntar-se-ão os transeuntes. Sempre nos podemos questionar à laia de prognóstico: Tratar-se-á de uma instalação artística? Até poderia ser, com a Casa da Música ali ao pé...Mas afinal, que espécie de “Mikado Urbano” será esta? Quem o jogou?

Chega de interrogações! Afinal o Presidente da Autarquia não vive só para carros e aviões, inventou um novo conceito para todos quantos se movem no local: o do cidadão-equídeo! É com toda a certeza uma “experiência-piloto” (tem tudo a ver...). É mais uma “Boapista” para a cidade, é pena que os invisuais não possam tirar brevet para este desporto, este autêntico e revolucionário hipismo citadino, por manifesta incapacidade de superarem obstáculos! Os automobilistas, esses “snifam” ao longe que estas linhas são tão-somente para os impedir de estacionarem...no Picadeiro de Alcatrão.
João Fernando Arezes
Fotos:Paulo Pimenta
Porto 21 Abril 2010
01
#PP_CARRIS_02
03

sábado, 17 de abril de 2010

#Fotoleg:Angels with dirty faces* #

Uma ao baixo, uma ao alto. Korda disparou sem imaginar que acabara de capturar a imortalidade durante aquela ocasião fúnebre. Che, de rosto impassível, fitando o horizonte, dificilmente visionaria a Cuba em que se encontram hoje presos aqueles que julgou libertar. Talvez, mais tarde, o editor Giangiacomo Feltrinelli acreditasse que aquele rosto, prestes a desaparecer para sempre na selva boliviana, pudesse combinar, impresso a uma cor, com os dos jovens que encheram as ruas de Paris, em Maio de 1968. Mas ninguém conseguiria traçar, há 50 anos, quando foi tirada, o percurso que levou esta imagem a transformar-se num ícone, em tudo e coisa nenhuma, em símbolo de revolução ou decoração de boutique. Quando fechamos os olhos o que vemos? Jim Morrison de AK47? Jesus Cristo de vermelho? O esclerosado avozinho Fidel? Sonhos de juventude? Revoluções traídas? Nike? PC? Che? Guevara? Eu confesso que se não fosse o Paulo Pimenta já não teria visto mesmo nada.
David Pontes/Agência Lusa
Porto,17 Abril 2010
Foto:Paulo Pimenta
DSC_5197

segunda-feira, 12 de abril de 2010

# Inicio da Semana... #

Casa da Música
Porto, 12 de Abril 2010
Fotos:Paulo Pimenta
Concerto do Grupo Sizo
#PP_MUSICA_05
#PP_MUSICA_06
#PP_MUSICA_04
Concerto do Grupo Blood Red Shoes
#PP_MUSICA_03
#PP_MUSICA_02
#PP_MUSICA_01

sexta-feira, 9 de abril de 2010

# Convidado do Mês de Abril Rui Duarte Silva #

2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
Oito fotos, oito anos.

Foi este o fio condutor que encontrei para a escolha que apresento. Uma fotografia por cada ano. São momentos de alegria e tristeza, contrastes de idades e profissões. Momentos que por uma ou outra razão mereceram mais a minha atenção.

Em 2003 foram os incêndios, um ano em que arderam mais 250 mil hectares, as chamas consumiram mato e florestas de norte a sul do país. Seguiram-se as emoções do Euro 2004, Portugal parou para apoiar e ver a selecção jogar. Em 2005 acompanhei três portugueses à Africa do Sul, numa reportagem sobre caça de arco e flecha. Julho de 2006, o exército, através das Forças Especiais de Comandos, deu formação a jornalistas para cenários de guerra, durante uma semana. Em 2007, as vagas de frio durante o inverno foram uma constante, várias vezes os termómetros desceram a baixo dos 0 graus por todo o país. Setembro de 2008, o ano da exposição de Manoel de Oliveira em Serralves, esta foto foi feita enquanto o realizador se passeava pelos corredores do museu antes da inauguração. 2009, os Sem Abrigo, em qualquer rua da zona histórica do Porto, numa qualquer entrada de loja, sozinhos ou em grupo, mas muitos, de mais para passarem despercebidos. E 2010, as chuvas foram intensas e as margens do Douro voltaram a galgar as margens das zonas ribeirinhas.

Nasci no coração do Porto em 1976, e sou fotojornalista do Jornal Expresso há 16 anos.

domingo, 4 de abril de 2010

# Compasso #

Gervide
Quinda do Campo Belo
Oliveira do Douro
Vila Nova de Gaia ,04 Abril 2010
Fotos:Paulo Pimenta
1
2
3
4
5
6
7

sexta-feira, 2 de abril de 2010

# Ao Alcance de Todos #

Tenho pena que não vejam o aquecimento que é feito antes dos ensaios ou dos espectáculos. Tenho pena que não vejam o gesto que o Manuel escolhe para que os outros o imitem: são os braços bem abertos para o ar. Sentado na cadeira de rodas, o Manuel voa. “Alguém nos pode dar uma ajuda? Por favor ajudem-me!” É a primeira frase dita em voz alta no espectáculo Border Control. Um pouco mais à frente, já o armário louco de gavetas que se desdobrou numa cama de almofadas gigantes está no centro do palco, ouve-se: “Deixem-me ir embora! Não quero ficar aqui! Quero ser livre. Só tenho uma vida.” Num sono agitado, percebemos que Ana quer ir à Lua ou que Jorge quer nadar no mar. Que todos querem passar a fronteira como se fossem uma tartaruga. Ou um crocodilo, propõe Francisco.
A Casa da Música anuncia o programa Ao Alcance de Todos. Aí está o palco ao alcance deles. E ainda bem. Aqui, escondem a cara atrás das mãos. Mas não de vergonha. Apoiam-se nos corpos uns dos outros. Mas não por fraqueza. Cantam, tocam, andam. Ou não. Falam. Ou não. Voam, todos. Ao Alcance de Todos inclui os dois espectáculos, Border Control e Viagem. O primeiro, um projecto de Tim Yealland e Rachel Leach, envolve cerca de 25 pessoas com diferentes “limitações mentais” do CerciGaia e esteve em cena na quinta e na sexta-feira. Dizia-se que este teatro musical “metaforiza o modo como a sociedade encara quem é diferente”. Mas, mais do que isso, falou de sonhar. Os sonhos de cada um dos actores estavam impressos nos bilhetes. “Quem tem o sonho de ir à Lua com asas, com guarda-chuva e óculos especiais?”, “Quem tem o sonho de flutuar na floresta com raios de luz de marcha-atrás?”, “Quem tem o sonho de ir a Viana do Castelo?”. E “construir uma nau para conhecer o Tom Cruise”, “ir a Espanha”, “cantar com a Mónica Sintra” ou “conhecer todas as pessoas do mundo”? Eles.
O concerto encenado chamado Viagem é inspirado no livro de José Saramago (A Viagem do Elefante). É o resultado de dois anos do projecto Instrumentos para Todos, dirigido por Rolf Gehlaar. No palco da Sala Suggia, hoje às 21h, estão 70 pessoas. “Um vasto e ecléctico elenco que dá corpo a um concerto que evolui com a própria narrativa de Saramago.” Uma história de sons sobre a viagem de um elefante de Lisboa até Viena. É verdade que têm necessidades especiais. Precisam de coisas diferentes ou das mesmas de outra maneira. Mas têm também algo muito especial para dar. Algo que nós, sentados na plateia, não temos. Em momentos de palco como estes, somos nós que temos respostas para as nossas necessidades especiais. Estão ali, ao alcance de todos.

O texto publicado da Andreia Cunha Freitas no Jornal Público no suplemento P2 pag.12 e 13 , Sabádo 3 Abril 2010

Porto,30 e 31 de Março 2010
Fotos:Paulo Pimenta
#PP_AO_ALCANCE_DE_TODOS_00
#PP_AO_ALCANCE_DE_TODOS_03
#PP_BORDER_CONTROL_02
#PP_AO_ALCANCE_DE_TODOS_05
#PP_AO_ALCANCE_DE_TODOS_16
#PP_BORDER_CONTROL_06
#PP_BORDER_CONTROL_10
#PP_BORDER_CONTROL_03
Casa Da Música
AO ALCANCE DE TODOS MÚSICA TECNOLOGIA E NECESSIDADE ESPECIAIS ESPECTÁCULO VIAGEM INPIRADO NO LIVRO A VIAGEM DO ELEFANTE DE JOSÉ SARAMAGO, ROLF GEHLHAAR DIR. ARTÍSTICA, ESPECTÁCULO BORDER CONTROL TIM YEALLAND, RACHEL LEACH DIR.ARTÍSTICA
http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/alcancedetodos/

# ZOO #

Maia, 31 de Março 2010
Fotos:Paulo Pimenta
#PP_ZOO_MAIA_01
#PP_ZOO_MAIA_07
#PP_ZOO_MAIA_06
#PP_ZOO_MAIA_10
#PP_ZOO_MAIA_02
#PP_ZOO_MAIA_13
Jardim Zoológico da Maia